ENGENHEIRO ELETRICISTA FORMADO EM 1991 PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E PÓS-GRADUADO EM SEGURANÇA DO TRABALHO. EXECUTO PROJETOS ELÉTRICOS (RESIDENCIAL,COMERCIAL,INDUSTRIAL), TELEFÔNICO,TV,REDE DE DADOS E VOZ, SISTEMA DE ALARME, SPDA (PARA-RAIOS), ENERGIA FOTOVOLTAICO,LAUDOS TÉCNICOS DE ATERRAMENTOS,ILUMINAÇÃO DE CAMPO DE FUTEBOL,QUADRAS POLIESPORTIVAS,APROVAÇÃO CARGAS CEMIG,PROJETOS DE PADRÃO CEMIG,CONDICIONAMENTO DE AMBIENTES .CONTATO: PAULOANT4@HOTMAIL.COM OU 55 34 99898-4659.
segunda-feira, 24 de agosto de 2020
terça-feira, 11 de agosto de 2020
segunda-feira, 10 de agosto de 2020
Aterramento elétrico: o que você precisa saber
Aterramento elétrico: o que você precisa saber:
Que a eletricidade tornou-se cada vez mais indispensável em nosso dia a dia não é nenhuma novidade. Agora, os cuidados que se deve ter com ela, para garantir o bom funcionamento da sua instalação elétrica e de seus aparelhos, e a segurança, tanto sua como das pessoas que estão ao seu redor, já é outra conversa. A energia elétrica está tão presente em nosso cotidiano, que é comum nos esquecermos de que se não tiver tudo em ordem, ela pode resultar em problemas. Quedas de energia, incêndios, choques, curto-circuito, fuga de energia, queima de aparelhos eletrônicos, enfim, esses são alguns exemplos do que pode acontecer caso a sua instalação elétrica não esteja adequada e em segurança.
Uma das opções mais seguras de proteger a nossa instalação, interferindo na eletricidade, é o aterramento elétrico. E como a própria palavra sugere, tem tudo a ver com a terra mesmo. Aterrar um aparelho ou equipamento significa que um dos fios do seu cabo de ligação – o fio terra – está conectado com a terra. É basicamente como uma rota de fuga para uma possível descarga elétrica ou fuga de energia.
– Curto circuito: quando acontece, o que fazer e como evitar
O circuito elétrico de qualquer instalação tem como objetivo transportar eletricidade. No entanto, em casos de um isolamento mal feito, fios e cabos descascados e sobrecarga elétrica, por exemplo, essa eletricidade pode se acumular, sobrecarregando a instalação e os equipamentos. E para evitar que os equipamentos estraguem e as pessoas levem choque, o fio terra elimina esse excesso de energia, através do aterramento.
Assim, o aterramento elétrico tem algumas funções bem importantes:
- Proteger as pessoas contra os choques, uma vez que ele absorve a corrente elétrica acumulada dos aparelhos e direciona para a terra;
- Proteger os equipamentos contra possíveis picos de energia e sobrecargas;
- Proteger as pessoas e aparelhos também de descargas atmosféricas (raios);
- Ajudar no bom funcionamento de outros dispositivos de segurança, como fusíveis e disjuntores, uma vez que a corrente é desviada para a terra.
O uso do fio terra é obrigatório, segundo a Lei Número 11.337 de 26 de julho de 2006. No entanto, não é toda instalação elétrica que possui um aterramento elétrico, principalmente em residências – seu uso é mais comum em prédios e indústrias. É como o uso do cinto de segurança: é obrigatório, mas não é sempre e nem todo mundo que usa, e isso torna um acidente de carro ainda mais grave. Por isso, queremos mostrar nesse artigo a importância de um aterramento elétrico adequado, seja qual for o tipo da construção.
O tal do terceiro pino
Você com certeza já notou também que alguns aparelhos possuem três pinos para serem conectados na tomada. Esse terceiro pino, que em algumas situações é inconveniente e removido pelos mais impacientes, que não está em alguns equipamentos, cumpre o papel de fio terraé chamado de terra. Por isso que a tomada brasileira padrão é a com encaixe para três pinos. Em casos de aparelhos que o fio terra não está conectado direto no cabo de ligação com a tomada, ele deve ser ligado ao fio terra da rede. Alguns aparelhos não possuem o fio terra, pois eles foram projetos para que em caso de corrente fugitiva não cause risco às pessoas. Normalmente possuem dois pinos.
Aterramento elétrico: como é feito
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada. Dessa forma, todos os fios terra da sua instalação elétrica vão ser ligados ao mesmo ponto.
Bom, e em que momento o aterramento elétrico é projetado? O mais provável e indicado é que isso aconteça durante o projeto e a construção. É um assunto que exige planejamento e técnica, então é melhor ser projetado quando a instalação elétrica estiver sendo feita também. Caso você note que em sua casa, no ambiente de trabalho ou em prédios e indústrias não exista um sistema de aterramento, procure um profissional eletricista para realizar a instalação!
O projeto deve ser feito seguindo normas vigentes da ABNT. Algumas etapas do processo de aterramento envolvem: definir o local em que será feito, realizar a estratificação do solo, escolher o tipo de sistema de aterramento e fazer o seu dimensionamento. Outra etapa importante é definir o valor da resistência, ou seja, é ela quem mede a capacidade do aterramento de fazer a descarga da energia para a terra. Essas etapas, principalmente a parte dos cálculos de dimensionamento, são um assunto para ser resolvido com o responsável por essa parte da obra.
Mesmo não sendo você que vai fazer o aterramento, é interessante saber também quais os principais materiais que serão usados, pois pode ser você quem vai às compras, não é mesmo? O profissional pode te indicar a lista, mas ter uma ideia de quais são esses materiais, vai ajudar você no momento de comparar preços e escolher modelos e marcas! Caixa de inspeção, conectores, haste e luva de emenda são alguns desses materiais que devem estar na lista.
Vale lembrar ainda que o fio terra, segundo uma norma padrão, deve ter a cor verde ou verde-amarelo, como já comentamos no Guia de tipos de fios e cabos elétricos: como escolher?
Como já comentamos anteriormente, esse é um assunto mais técnico e o projeto de um aterramento elétrico depende de uma construção para outra. Por isso, nossa intenção aqui é mostrar a importância que o aterramento tem para a sua segurança, para a sua instalação e para os seus equipamentos. O mais indicado, então, é: procurar um especialista, principalmente se você não tem domínio do assunto! Deixe as gambiarras de lado. É bem importante que seja um trabalho bem feito, para evitar futuras dores de cabeça e gastos extras.
Além disso, o aterramento elétrico não funciona sozinho para garantir uma instalação segura. É preciso estar sempre atento a sinais que indicam que o seu sistema elétrico pode estar com problemas, além de fazer uma manutenção a cada cinco anos.
SERVIÇOS CREA , APR WEB CEMIG E PART WEB CEMIG
DIA 16 DE NOVEMBRO 2022 TEM-SE : 7856 ART DO CREA DE PROJETOS ELABORADOS. NO PART WEB TEM-SE 808 PROJETOS E ANÁLISE DE CARGAS DE OBRAS CEMIG...
-
PROJETO ELETRICO DE UMA RESIDENCIA UNIFAMILIAR. INCLUI ELETRICO CISRCUITOS, TV, INTERFONE , TELEFONE E SISTEMA DE ALARME.
-
ESPECIALISTA EM ILUMINAÇÃO DE CAMPO FUTEBOL, QUADRAS POLIESPOSTIVAS, GINASIOS, ETC.
-
Normas ABNT para serviços em eletricidade Qual a diferença do profissional que realiza os trabalhos de acordo com o que aprendeu na pr...